Canil Nauel Huapi

20 abril 2006

Cuidados e Manutenção


Assim como os outros cães, necessitam de ração de boa qualidade e água fresca. São cães fáceis de se manter e não possuem doenças hereditárias como a maioria das outras raças. Vacinas e vermifugações devem ser feitas com o mesmo rigor e orientação que são feitas com os outros cães. Algo importante a se destacar é que, por terem muito pouca gordura corporal, são sensíveis a certos medicamentos e anestésicos usados em procedimentos veterinários.



Os cuidados com a pelagem são bastante simples, como por exemplo, escovação semanal (podem ser usadas aquelas escovinhas para bebês), e na verdade também passar a mão sobre os pêlos: além de ser uma forma de acariciá-lo, é importante para remover pêlos mortos e dar brilho a pelagem. Apesar de possuírem pelagem curta, ela cai constantemente e é comum encontrar aqueles pelinhos pequeninos no chão da casa e por onde eles encostem. Por isso se faz importante a escovação semanal ou em dias alternados na época de troca de pêlos. Tudo vai depender da forma como você cuidar da pelagem de seu Whippet, se escová-lo adequadamente, mantê-lo com nutrição adequada e saudável, com certeza essa queda será menos intensa.

Banhos podem ser dados a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo da necessidade, com produtos específicos para cães e de boa qualidade. Para deixá-los cheirosinhos e mantê-los limpos no dia-a-dia, pode se usar também lencinhos umedecidos, os mesmo que são usados para bebês. Hoje o mercado pet oferece uma infinidade de produtos estéticos e mimos para os cães, é maravilhoso poder proporcionar a eles algumas regalias, mas lembre-se de consultar seu veterinário de confiança sobre a utilização desses produtos estéticos.

Aliás, esse é outro grande fator: ter um médico veterinário de confiança e levá-lo a consultas regulares.

Corte de unhas deve ser feitos com regularidade, por um médico veterinário ou pessoa capacitada, pois as unhas dos Whippets crescem rápido.

É importante fornecer um alimento de boa qualidade ao cão, principalmente quando filhote (do desmame até 1 ano), fase essa de desenvolvimento e crescimento. O Canil Nauel Huapi usa e recomenda Royal Canin uma ração super Premium de altíssima qualidade.

Outro fator importante é disponibilizar um local quentinho e macio para ele dormir. Em dias mais frios é interessante colocar roupinhas neles, pois sofrem muito com temperaturas baixas. Whippets são cães que devem ficar dentro de casa. Não são fisicamente e nem psicológicamente preparados para dormirem em canis, fora de casa.