Canil Nauel Huapi

20 abril 2006

O mais novo membro da família

Ok, você está interessado em adquirir um cão. Isso é maravilhoso! Cães são criaturas incríveis, amáveis, especiais... eles são maravilhosos! Aprendemos muito com eles. Enchem nossas vidas de alegria e amor. Nos livram da rotina, são excelentes companheiros, outros valentes guardiões, possuem inúmeras qualidades e sentem por nós um amor que nunca compreenderemos de fato, pois não merecemos esse amor. O objetivo desse tópico é fazê-lo refletir um pouco sobre a idéia de se ter um cão. Caso você queira compartilhar algo ou fazer-nos alguma pergunta, mande-nos um e-mail que ficaremos felizes em poder ajudar.
Novidade em casa

É importante que você e sua família estejam cientes da responsabilidade que isso acarretará. Cães são tudo isso que escrevi acima e muito mais. E são seres vivos que adoecem, precisam de cuidados, precisam se alimentar corretamente, precisam de proteção, abrigo, conforto, precisam de carinho, precisam de exercícios. Muitas pessoas são levadas a adquirir um cão por impulso, modismo ou mesmo por irresponsabilidade e interesse de alguns que se dizem “criadores”, desconhecendo assim as responsabilidades que se tem ao adquirir um cão. E por conta disso hoje vemos essa triste realidade: inúmeros cães jogados nas ruas ou abandonados em canis municipais. Isso é reflexo da falta de conhecimento do que é posse responsável. Um cão é um ser vivo e portanto deve ser amado, respeitado e receber carinho e cuidados adequados. Ele será membro da família. E a decisão de se ter um cão deve ser muito bem pensada. Talvez você seja mesmo uma pessoa que será um ótimo dono(a), mas talvez agora não seja a hora certa. Ou talvez você não conheça de fato o que é ter um cão e o que implica isso. Por exemplo: caso você tenha uma viagem marcada, mas não tenha como levar seu cão, o que fará? Esse é um exemplo mínimo de muitas perguntas que você deve se fazer.

Existe um mal entendido comum sobre cães. Algumas pessoas acham que todos eles são iguais, mudando apenas o tamanho, o tipo de pelagem e coloração. De fato esse é um grande mal entendido mesmo: existem inúmeras raças pelo mundo e elas não se diferem somente na aparência externa. Gostaríamos de convidá-lo a acessar o tópico O whippet é a raça ideal pra mim? Com certeza isso poderá ajudá-lo.
Novidade em casa
Mel do Nauel Huapi

Outro ponto importantíssimo é a escolha do criador/canil. Muitos não levam a sério esse fato, mas ele é de extrema importância, afinal é de onde seu mais novo amigo irá sair.
Existem muitos criadores idôneos, competentes, verdadeiramente apaixonados pelas raças que se especializaram. Se preocupam de fato com elas e investem nisso. A grande maioria das pessoas envolvidas com cinofilia estão nesse meio somente por paixão e hobby. Pelo menos essa é a realidade do Nauel Huapi, apaixonados por whippets.

Se você tem interesse em adquirir um cão, independente da raça, leve essas palavras em consideração. Ele será o mais novo membro da família. Deve ser feito um investimento correto e bem pensado. Não compre filhotes em feirinhas ou mesmo em pet shops. Você não terá garantia de nada, não saberá ao certo sobre possíveis anomalias hereditárias, quem sabe você nem vai chegar a ver os pais e se bobear nem conhecerá o “criador” por trás deles. Uma pessoa que vende filhotes em pet shops e feirinhas deixa claro que não se preocupa com o destino dos seus pequenos. Pois criadores de verdade são preocupados com o destino de suas ninhadas e não vendem pra qualquer um. Planejamos com tanta dedicação os acasalamentos, ansiamos pelos nascimentos, nos alegramos ao vermos o crescimento dos filhotes, que eu jamais venderia um filhote para qualquer pessoa. E nome que damos para isso é zelo e amor.