Canil Nauel Huapi

20 abril 2006

Origem da raça

“Whippet: a combinação ideal de pet (animal para companhia), elegância em pistas de exposições caninas e cão de corrida de rara habilidade”.

De acordo com a classificação da Confederação Brasileira de Cinofilia e a Federação Cinológica Internacional (CBKC/FCI) eles fazem parte do grupo 10. Conhecido como grupo dos Lebréis, junto com outras 13 raças, entre elas o Italian Greyhound, Saluki, Greyhound, Borzói, Afghan Hound, Irish Wolfhound, Sloughi, Azawakh, Lebrél Húngaro, Lebrél Polonês, Deerhound.

Acredita-se que o Whippet seja a raça mais jovem desse grupo.
Além do nome Lebrél (em francês e espanhol, que é a denominação adotada também no Brasil, em referência a atuação de algumas raças na caça à lebre - porém é importante frisar que nem todos os cães desse grupo tenham como principal atribuição a caça à lebre, por exemplo, o Afghan Hound caçou grandes felinos selvagens, o Irish Wolfhound era mais usado para caçar lobos), os cães desse grupo são conhecidos também por outros nomes, dentre eles: Galgos (nome adotado pela cinofilia portuguesa), Sighthounds (que significa cães que caçam pela visão), Gazehounds (alusão a caça à gazelas, atividade desempenhada na antiguidade por alguns cães desse grupo) e Windehunde (em alemão, que significa “cão dos ventos”, em referência a agilidade desses cães).

Os galgos usam todos os sentidos durante a caçada, mas principalmente a visão. O campo de visão deles é mais amplo que o normal, com olhos mais laterais que as das demais raças caninas, permitindo ver movimentos em uma área maior, porém com menos foco. A exceção fica por conta do Whippet, cujos olhos são mais frontais e lhes dão menor campo de visão e maior foco. Essa característica era especialmente útil para a atividade original dessa raça – participar das “corridas de trapeiros”.

A velocidade dos cães desse grupo era também aproveitada em disputas entre seus donos, para ver quem tinha o cão mais veloz. As apostas decorrentes das competições acabaram por gerar uma poderosa indústria de corrida de cães, que até hoje movimenta muito dinheiro. As raças mais usadas em corridas são o Greyhound e o Whippet.

Os Whippets são originários do norte da Inglaterra, criados pela classe trabalhadora dessa região, através de cruzamentos de pequenos Greyhounds com outras raças, entre elas o Italian Greyhound e cães Terriers (por exemplo, Manchester Terrier). Existem várias opiniões sobre quando foram criados, uma das mais aceitas é a de que eles surgiram no século XIX. A idéia era unir a agilidade do Greyhound à um cão pequeno, ou seja, pequeno e veloz para caçar coelhos e também para corridas. Era uma raça popular entre esses trabalhadores e conhecida como o “Greyhound dos pobres”. Isso porque naquela época as corridas de cães com Greyhounds eram luxo somente da classe mais rica da sociedade; os Whippets vieram para suprir essa lacuna com a classe mais simples. Surgiram então as “corridas de trapeiros”: uma competição em que os cães precisavam identificar rapidamente seu dono e chegar até ele antes dos outros competidores. Os donos ficavam de longe, lado a lado, chacoalhando um trapo.
A aparência moderna da raça foi criada pela classe mais alta de criadores ingleses, que compraram os melhores Whippets e os acasalaram para se parecerem mais com um “Greyhound em miniatura”.

Sua fragilidade é só aparente. Whippets são fortes e resistentes.
São “magros” em relação a outras raças, justamente por possuírem pouca gordura corporal; além de terem formas graciosas e elegantes, como pernas compridas, tórax largo, coxas musculosas (de onde sai o “arranque” nas corridas). São as “Giseles Bundchens” dos cães!

Veja a área dos links úteis e conheça mais sobre o padrão da raça.

2 Comments:

  • Realmente o whippet é tudo que foi dito até agora e muito mais... ele é tudo de bom!

    By Anonymous Anônimo, at 1/30/2007 10:22:00 PM  

  • Whippet realmente uma raça incrivel, sem igual! Cães afetuosos, amados, dóceis, brincalhões e calmos ao mesmo tempo! Não escolheria raça melhor!
    Quem tem um, tem dois, tem três... e quem tem conhece bem a preciosidade que é esse cão. Elegante por natureza, cativante pelo seu olhar, doce pelo seu comportamento amavel e sem igual! Quem optar por essa raça não se arrependerá jamais!

    By Blogger Cynthia B Horner, at 2/16/2009 05:04:00 PM  

Postar um comentário

<< Home