Canil Nauel Huapi

20 abril 2006

Popularidade

Whippets (e os Galgos de uma forma geral) não são cães populares e isso é maravilhoso. Basta ver o que aconteceu com as raças que se popularizaram, como o Pequinês (que esteve praticamente “extinto” do Brasil, tamanha foi a tragédia que causaram, alterando sua estrutura, seu comportamento, criando exemplares totalmente fora do padrão), o Poodle (nem preciso tecer maiores comentários), o Yorkshire Terrier (hoje em dia essa “febre” de Yorkies “micro”, “mini”, “zero” – terminologias que não existem no padrão – tem colocado no mundo cães que pesam menos de 1kg, com diversas patologias, dentre elas: luxação de patela, moleira aberta, convulsões...Uma verdadeira desgraça que tem se alastrado e preocupado os criadores idôneos da raça. A população mal informada acha bonito e “chique” colocar um cachorro dentro de uma xícara ou mesmo dentro da bolsa...Como se isso fosse vida. E os oportunistas aproveitam da ignorância de muitos para ganhar dinheiro). Poderíamos citar muitos outros exemplos. Um caso clássico e que infelizmente está na mídia quase todas as semanas é sobre o American Pit Bull Terrier. Popularizou...hoje existem cães completamente desequilibrados vindos de cruzamentos irresponsáveis e que atacam seus donos, entre outras coisas. Esse não é um comportamento esperado de um Pit Bull normal.



Todos as raças que se popularizaram encontram sérias dificuldades hoje. Isso porque, pelo fato de haver um aumento do interesse em cães dessas raças aparecem vários oportunistas, interessados somente em dinheiro, e que não possuem capacidade nem para ter um cão de estimação, quanto mais para planejarem acasalamentos e dar destino correto para suas ninhadas. Com isso, eles fazem cruzamentos irresponsáveis e na minha opinião maldosos (ou não é maldade cruzar dois cães com algum problema hereditário? Estão condenando os filhotes ao mesmo problema). Andam na contramão da cinofilia. Colocam no mundo cães mestiços, fora dos padrões, com desvios comportamentais e o pior de tudo: muitas vezes doentes. Espero nunca ver o Whippet sendo popular, pois isso acabaria com a raça, como acabou com tantas outras. Seria triste. Me alegro quando estranham meus cães e os acham “feios” ou “magros”, pois isso mostra que a aparência deles e dos galgos de uma forma geral não tem tanto atrativo como a de um Bichon Frisé. Apesar de que sou suspeita em falar: eu os acho os cães mais lindos e exóticos do mundo! Normalmente quem se interessa por Whippet são pessoas que já pesquisaram sobre a raça e se identificaram com ela. E esperamos que continue sempre assim...


Mariah do Nauel Huapi

Enfim, só vejo malefícios com a popularização de raças. É certo que os Whippets, assim como todos os Galgos, mereciam reconhecimento, por serem cães tão especiais em todos os sentidos. Porém esse reconhecimento resultaria em uma busca desenfreada pela raça, e infelizmente em sua grande maioria por pessoas que são levadas a modismos e impulsos, “prato cheio” para os oportunistas de plantão.