Uma pergunta frequente é sobre a adaptabilidade da raça em apartamentos. Whippets podem viver perfeitamente bem e feliz em apartamentos. Aliás esse tem sido o motivo do crescente interesse pela raça: Um cão amoroso, companheiro, fácil de se manter, manso, raramente late e que não é estabanado nem destruidor.
Para eles, muito mais importante do que um quintal espaçoso, é a companhia e atenção do dono. Tanto que os criadores da raça são unânimes em dizer que esse cão não foi feito para viver em canis, do lado de fora da casa, longe do convívio da família.
Quando se conhece e se convive com a raça, percebe-se claramente que não há necessidade de se manter um cão desses vivendo em um canil.
Por isso, se você está pensando em adquirir um whippet leve em consideração esse fato: um cão para viver em um canil, do lado de fora, com certeza não é o whippet.
Um whippet adulto é caseiro calmo tranquilo e pode passar horas deitado no sofá ou entre cobertores e almofadas, principamente nos dias mais frios. Mas nem por isso não possuem ânimo para uma brincadeira ou uma corrida. Isso nos mostra que Whippets pode viver muito bem em apartamentos, tendo sobretudo o carinho e companhia do dono e alguns exercícios diários.
Um exemplar que vive em apartamento se contenta com meia hora de passeio na guia ou quinze minutos de corrida livre por dia. É obvio que caso ele se sinta sozinho ou abandonado irá adquirir alguns hábitos na tentativa de chamar a atenção (isso indifere se ele mora em casa ou apartamento). Nisso eles podem latir ou mesmo destruir objetos, roer móveis, demonstrando assim sua infelicidade e solidão.
São dependentes da presença dos donos e podem se tornar frustrados e tristes quando deixados sozinhos de maneira rotineira e por longos períodos.
Abraços!