Canil Nauel Huapi

27 abril 2006

Abrindo os olhinhos

Olá amigos.

Voltamos mais uma vez com notícias da ninhada. Depois da triste notícia que demos alguns dias atrás, ficamos aguardando os filhotes se fortalecerem. E cá pra nós, estão muito fortes.


Hoje completaram 17 dias de vida. A coloração clariou bastante e já estão abrindo os olhinhos. Sem contar que já estão arriscando umas andadinhas.

Abraços

20 abril 2006

Origem da raça

“Whippet: a combinação ideal de pet (animal para companhia), elegância em pistas de exposições caninas e cão de corrida de rara habilidade”.

De acordo com a classificação da Confederação Brasileira de Cinofilia e a Federação Cinológica Internacional (CBKC/FCI) eles fazem parte do grupo 10. Conhecido como grupo dos Lebréis, junto com outras 13 raças, entre elas o Italian Greyhound, Saluki, Greyhound, Borzói, Afghan Hound, Irish Wolfhound, Sloughi, Azawakh, Lebrél Húngaro, Lebrél Polonês, Deerhound.

Acredita-se que o Whippet seja a raça mais jovem desse grupo.
Além do nome Lebrél (em francês e espanhol, que é a denominação adotada também no Brasil, em referência a atuação de algumas raças na caça à lebre - porém é importante frisar que nem todos os cães desse grupo tenham como principal atribuição a caça à lebre, por exemplo, o Afghan Hound caçou grandes felinos selvagens, o Irish Wolfhound era mais usado para caçar lobos), os cães desse grupo são conhecidos também por outros nomes, dentre eles: Galgos (nome adotado pela cinofilia portuguesa), Sighthounds (que significa cães que caçam pela visão), Gazehounds (alusão a caça à gazelas, atividade desempenhada na antiguidade por alguns cães desse grupo) e Windehunde (em alemão, que significa “cão dos ventos”, em referência a agilidade desses cães).

Os galgos usam todos os sentidos durante a caçada, mas principalmente a visão. O campo de visão deles é mais amplo que o normal, com olhos mais laterais que as das demais raças caninas, permitindo ver movimentos em uma área maior, porém com menos foco. A exceção fica por conta do Whippet, cujos olhos são mais frontais e lhes dão menor campo de visão e maior foco. Essa característica era especialmente útil para a atividade original dessa raça – participar das “corridas de trapeiros”.

A velocidade dos cães desse grupo era também aproveitada em disputas entre seus donos, para ver quem tinha o cão mais veloz. As apostas decorrentes das competições acabaram por gerar uma poderosa indústria de corrida de cães, que até hoje movimenta muito dinheiro. As raças mais usadas em corridas são o Greyhound e o Whippet.

Os Whippets são originários do norte da Inglaterra, criados pela classe trabalhadora dessa região, através de cruzamentos de pequenos Greyhounds com outras raças, entre elas o Italian Greyhound e cães Terriers (por exemplo, Manchester Terrier). Existem várias opiniões sobre quando foram criados, uma das mais aceitas é a de que eles surgiram no século XIX. A idéia era unir a agilidade do Greyhound à um cão pequeno, ou seja, pequeno e veloz para caçar coelhos e também para corridas. Era uma raça popular entre esses trabalhadores e conhecida como o “Greyhound dos pobres”. Isso porque naquela época as corridas de cães com Greyhounds eram luxo somente da classe mais rica da sociedade; os Whippets vieram para suprir essa lacuna com a classe mais simples. Surgiram então as “corridas de trapeiros”: uma competição em que os cães precisavam identificar rapidamente seu dono e chegar até ele antes dos outros competidores. Os donos ficavam de longe, lado a lado, chacoalhando um trapo.
A aparência moderna da raça foi criada pela classe mais alta de criadores ingleses, que compraram os melhores Whippets e os acasalaram para se parecerem mais com um “Greyhound em miniatura”.

Sua fragilidade é só aparente. Whippets são fortes e resistentes.
São “magros” em relação a outras raças, justamente por possuírem pouca gordura corporal; além de terem formas graciosas e elegantes, como pernas compridas, tórax largo, coxas musculosas (de onde sai o “arranque” nas corridas). São as “Giseles Bundchens” dos cães!

Veja a área dos links úteis e conheça mais sobre o padrão da raça.

Popularidade

Whippets (e os Galgos de uma forma geral) não são cães populares e isso é maravilhoso. Basta ver o que aconteceu com as raças que se popularizaram, como o Pequinês (que esteve praticamente “extinto” do Brasil, tamanha foi a tragédia que causaram, alterando sua estrutura, seu comportamento, criando exemplares totalmente fora do padrão), o Poodle (nem preciso tecer maiores comentários), o Yorkshire Terrier (hoje em dia essa “febre” de Yorkies “micro”, “mini”, “zero” – terminologias que não existem no padrão – tem colocado no mundo cães que pesam menos de 1kg, com diversas patologias, dentre elas: luxação de patela, moleira aberta, convulsões...Uma verdadeira desgraça que tem se alastrado e preocupado os criadores idôneos da raça. A população mal informada acha bonito e “chique” colocar um cachorro dentro de uma xícara ou mesmo dentro da bolsa...Como se isso fosse vida. E os oportunistas aproveitam da ignorância de muitos para ganhar dinheiro). Poderíamos citar muitos outros exemplos. Um caso clássico e que infelizmente está na mídia quase todas as semanas é sobre o American Pit Bull Terrier. Popularizou...hoje existem cães completamente desequilibrados vindos de cruzamentos irresponsáveis e que atacam seus donos, entre outras coisas. Esse não é um comportamento esperado de um Pit Bull normal.



Todos as raças que se popularizaram encontram sérias dificuldades hoje. Isso porque, pelo fato de haver um aumento do interesse em cães dessas raças aparecem vários oportunistas, interessados somente em dinheiro, e que não possuem capacidade nem para ter um cão de estimação, quanto mais para planejarem acasalamentos e dar destino correto para suas ninhadas. Com isso, eles fazem cruzamentos irresponsáveis e na minha opinião maldosos (ou não é maldade cruzar dois cães com algum problema hereditário? Estão condenando os filhotes ao mesmo problema). Andam na contramão da cinofilia. Colocam no mundo cães mestiços, fora dos padrões, com desvios comportamentais e o pior de tudo: muitas vezes doentes. Espero nunca ver o Whippet sendo popular, pois isso acabaria com a raça, como acabou com tantas outras. Seria triste. Me alegro quando estranham meus cães e os acham “feios” ou “magros”, pois isso mostra que a aparência deles e dos galgos de uma forma geral não tem tanto atrativo como a de um Bichon Frisé. Apesar de que sou suspeita em falar: eu os acho os cães mais lindos e exóticos do mundo! Normalmente quem se interessa por Whippet são pessoas que já pesquisaram sobre a raça e se identificaram com ela. E esperamos que continue sempre assim...


Mariah do Nauel Huapi

Enfim, só vejo malefícios com a popularização de raças. É certo que os Whippets, assim como todos os Galgos, mereciam reconhecimento, por serem cães tão especiais em todos os sentidos. Porém esse reconhecimento resultaria em uma busca desenfreada pela raça, e infelizmente em sua grande maioria por pessoas que são levadas a modismos e impulsos, “prato cheio” para os oportunistas de plantão.

O mais novo membro da família

Ok, você está interessado em adquirir um cão. Isso é maravilhoso! Cães são criaturas incríveis, amáveis, especiais... eles são maravilhosos! Aprendemos muito com eles. Enchem nossas vidas de alegria e amor. Nos livram da rotina, são excelentes companheiros, outros valentes guardiões, possuem inúmeras qualidades e sentem por nós um amor que nunca compreenderemos de fato, pois não merecemos esse amor. O objetivo desse tópico é fazê-lo refletir um pouco sobre a idéia de se ter um cão. Caso você queira compartilhar algo ou fazer-nos alguma pergunta, mande-nos um e-mail que ficaremos felizes em poder ajudar.
Novidade em casa

É importante que você e sua família estejam cientes da responsabilidade que isso acarretará. Cães são tudo isso que escrevi acima e muito mais. E são seres vivos que adoecem, precisam de cuidados, precisam se alimentar corretamente, precisam de proteção, abrigo, conforto, precisam de carinho, precisam de exercícios. Muitas pessoas são levadas a adquirir um cão por impulso, modismo ou mesmo por irresponsabilidade e interesse de alguns que se dizem “criadores”, desconhecendo assim as responsabilidades que se tem ao adquirir um cão. E por conta disso hoje vemos essa triste realidade: inúmeros cães jogados nas ruas ou abandonados em canis municipais. Isso é reflexo da falta de conhecimento do que é posse responsável. Um cão é um ser vivo e portanto deve ser amado, respeitado e receber carinho e cuidados adequados. Ele será membro da família. E a decisão de se ter um cão deve ser muito bem pensada. Talvez você seja mesmo uma pessoa que será um ótimo dono(a), mas talvez agora não seja a hora certa. Ou talvez você não conheça de fato o que é ter um cão e o que implica isso. Por exemplo: caso você tenha uma viagem marcada, mas não tenha como levar seu cão, o que fará? Esse é um exemplo mínimo de muitas perguntas que você deve se fazer.

Existe um mal entendido comum sobre cães. Algumas pessoas acham que todos eles são iguais, mudando apenas o tamanho, o tipo de pelagem e coloração. De fato esse é um grande mal entendido mesmo: existem inúmeras raças pelo mundo e elas não se diferem somente na aparência externa. Gostaríamos de convidá-lo a acessar o tópico O whippet é a raça ideal pra mim? Com certeza isso poderá ajudá-lo.
Novidade em casa
Mel do Nauel Huapi

Outro ponto importantíssimo é a escolha do criador/canil. Muitos não levam a sério esse fato, mas ele é de extrema importância, afinal é de onde seu mais novo amigo irá sair.
Existem muitos criadores idôneos, competentes, verdadeiramente apaixonados pelas raças que se especializaram. Se preocupam de fato com elas e investem nisso. A grande maioria das pessoas envolvidas com cinofilia estão nesse meio somente por paixão e hobby. Pelo menos essa é a realidade do Nauel Huapi, apaixonados por whippets.

Se você tem interesse em adquirir um cão, independente da raça, leve essas palavras em consideração. Ele será o mais novo membro da família. Deve ser feito um investimento correto e bem pensado. Não compre filhotes em feirinhas ou mesmo em pet shops. Você não terá garantia de nada, não saberá ao certo sobre possíveis anomalias hereditárias, quem sabe você nem vai chegar a ver os pais e se bobear nem conhecerá o “criador” por trás deles. Uma pessoa que vende filhotes em pet shops e feirinhas deixa claro que não se preocupa com o destino dos seus pequenos. Pois criadores de verdade são preocupados com o destino de suas ninhadas e não vendem pra qualquer um. Planejamos com tanta dedicação os acasalamentos, ansiamos pelos nascimentos, nos alegramos ao vermos o crescimento dos filhotes, que eu jamais venderia um filhote para qualquer pessoa. E nome que damos para isso é zelo e amor.

O Whippet é a raça ideal pra mim?


Temos por objetivo ajudá-lo a refletir melhor sobre se o Whippet é realmente a raça que mais se identifica com o que você procura em um cão e com seu estilo de vida. É interessante que você compartilhe essas perguntas com todos que moram na sua casa.


1. Você quer um cão para viver em um quintal (numa casinha ou em um canil) ou um cão para viver dentro de casa?
Sobre este assunto você pode visitar o post sobre whippets dentro de casa

2. Quem irá alimentá-lo? Essa pessoa estará sempre disposta a fazer isso com prazer?

3. Todos os membros da sua família desejam também ter um Whippet?
Não há coisa pior do que problemas familiares devido a uns gostarem de cães e outros não. E ainda mais se tratando de Whippets, que possuem uma aparência exótica que não agrada a todos, seria muito constrangedor e ruim. Afinal, se Whippets foram feitos pra viver dentro de casa e dentro de casa é onde as pessoas ficam, como ter um cão com o consentimento de alguns e não de todos?

4. Se você tem filhos, acredita que eles serão cuidadosos com o cão?

5. Você possui quintal? Ele é bem cercado e não possui “armadilhas” e riscos para o cão? Whippets possuem extinto de perseguição e qualquer coisa pequena e em movimento chama sua atenção e aguça esse extinto. Caso seu quintal não seja cercado suficientemente ele pode se machucar gravemente, machucar algum animal ou mesmo fugir e nunca mais voltar

6. Você está preparado para cuidar e amar um cão que viverá (se bem cuidado e saudável) de 12 a 15 anos? Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte os separe?

7. Você possui outros animais em casa? Cães bravos ou ciumentos demais? Possui gatos? Se não, está disposto a ensiná-lo a não incomodar o gato do vizinho e dificultar esses encontros?
Sobre este assunto você pode visitar o post sobre whippets e outros animais.

8. Se você mora em apartamentos: possui tempo para passear com seu cão uma vez por dia, por no mínimo meia-hora? E levá-lo para correr em algum lugar seguro e cercado pelo menos uma vez por semana?

9. Está ciente de como é um filhote de Whippet? Terá paciência, tempo e amor para supervisioná-lo em suas brincadeiras, impor limites e dar-lhe uma boa educação sem gritarias, mas com amor e firmeza?
Conheça mais sobre o whippet filhote.

10. Gosta de cães em seus móveis (cama, sofá, etc.)?
Saiba mais sobre este assunto no
post sobre whippets dentro de casa.

Posse Responsável

A ARCA Brasil foi a entidade que consolidou no país o conceito de Posse Responsável de Cães e Gatos, por meio de projetos pioneiros de conscientização e de controle populacional desses animais, além de vários eventos internacionais inéditos no país. Com a criação dos Dez Mandamentos, a ARCA mudou a maneira de tratar os animais e deu um novo rumo à proteção animal no Brasil, tornando-se reconhecida internacionalmente.

Confira os Dez Mandamentos ARCA Brasil da Posse Responsável de Cães e Gatos:

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Adote animais de abrigos publicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5. Cuide da saude física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6. Zele pela saude psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

O Whippet adulto

Whippets são cães elegantes, mansos, caseiros, discretos, amorosos, carinhosos...seria impossível escrever aqui todas as qualidades dessa raça tão maravilhosa!


Kelly do Nauel Huapi

Apesar de existir um comportamento esperado da raça em exemplares puros e com boa linhagem, cada um possui, digamos, uma personalidade única. Isso acontece com pessoas e com cães também. Algumas características estarão mais ressaltadas em alguns exemplares do que em outros e isso dependerá de vários fatores, dentre eles a forma como foram educados e amados por seus donos, além da personalidade particular de cada um. Por exemplo, alguns cães podem ser mais introvertidos que outros, outros mais fáceis de se lidar no que diz respeito à obediência, etc. Lembre-se que ele será reflexo da educação que teve na infância, dos limites que foram impostos e principalmente do amor que recebeu.

Whippets e os seus donos

Os whippets são amorosos, carinhosos e apegados com os membros da família.

Costumam eleger em uma única pessoa o “melhor amigo humano”, mas nem por isso deixam de ser carinhosos e gentis com os outros da casa. Possuem uma devoção encantadora.
Whippets e os donos

Percebemos em alguns de nossos exemplares que não bastam estarem no mesmo ambiente que nós, eles tem que nos “tocar”, ficarem embaixo de nossas pernas, ou com a cabeça encostada nelas. São companheirões mesmo! Daqueles que passam o dia todo deitados na cama ou no sofá ao nosso lado. E caso o “programa” seja diferente, como um passeio ou uma corrida, lá vão eles com energia e animação.

animacao
Alguns dos whippets do Canil Nauel Huapi

Se dão muito bem em esportes como frisbee, flyball e agility.

Interessante o que li sobre muitos Whippets sofrerem de “Distúrbio de Saudação Excessiva”. Realmente essa é uma grande verdade. Alguns de nossos cães fazem exibições exageradas de felicidade quando chegamos em casa, mesmo que nossa ausência tenha sido de apenas 10 minutos. São muito receptivos com os donos.
Whippets e os donos
Mariah e Mirella do Nauel Huapi

Outro ponto importante é a forma como se deve chamar a atenção deles. Whippets possuem uma tendência a timidez e não é necessário fazer um escândalo para que entenda que estão fazendo algo errado. São sensíveis a “chamadas muito duras”.

Whippets dentro de casa

Whippets não foram feitos para viver em canis ou casinhas do lado de fora da casa.

Aloá do Nauel Huapi

Caso você deseja um cão assim, o Whippet certamente não é sua melhor opção. Sofrem muito se forem desprovidos do convívio familiar, podem se tornar destruidores ou latidores compulsivos, como forma de chamar atenção e demonstrar sua infelicidade.

Mireya do Nauel Huapi

Quando se conhece e se convive com a raça, percebe-se claramente que não há necessidade de se manter um cão desses em um canil no quintal. Whippets foram feitos para ficar dentro de casa e de preferência entre almofadas e cobertores, os lugares que mais gostam de deitar, principalmente nos dias mais frios.


Sofia do Nauel Huapi, Mel do Nauel Huapi e Regininha

Levem isso em consideração quando pensarem em adquirir um cão dessa raça. Possuem pelagem muito curta e pouquíssima camada de gordura, o que os tornam sensíveis a alterações bruscas de temperatura, como frio extremo, por exemplo. Além do fato de que provavelmente irão desenvolver calos e machucados se não dormirem em um local macio.

Mariah e Mireya do Nauel Huapi

Timidez

Os whippets tendem a ser tímidos e é importante que o novo dono saiba lidar com isso e evitar que ele se torne um cão assustado ou medroso demais. Eles precisam de exposição à pessoas, animais e barulhos de forma adequada. Como dito anteriormente, deve se ter um cuidado especial quando for chamar sua atenção. É perfeitamente comum um filhote estar sensível emocionalmente quando chega ao novo lar, mesmo que tenha sido bem socializado no canil de onde saiu, isso se dá pelo estresse do transporte, pela separação da mãe e dos irmãos, pela nova casa e é necessário paciência, amor e muito carinho ao mais novo membro da família.


Whippets e as crianças

Whippets são verdadeiros cavalheiros quando se tratam de crianças. Isso porque se elas o perturbam eles não costumam avançar, mas simplesmente se retiram. Tivemos a experiência de levar um casal de Whippets à um acampamento infantil de verão com cerca de 90 crianças. Eles foram incríveis, deixaram ser acariciados por várias ao mesmo tempo e ainda “apostaram corrida” com algumas delas! Isso porque as crianças ficaram encantadas em conhecerem pessoalmente o famoso “cão de corrida”. Foram momentos muito divertidos, tanto para os cães quanto para as crianças.

Whippets e outros animais

De uma forma geral se dão bem com outros cães. Com gatos se dão bem se criados desde filhotes, porém não se deve confiar 100%.


Simba do Nauel Huapi, Zion (Pit Bull) e Kelly do Nauel Huapi


Aloá do Nauel Huapi e Laércio de Roberjos ("Lalo" | Cão de propriedade do Canil Nauel Huapi)

Por possuírem extinto de perseguição, costumam correr atrás de gatos e cães muito pequenos, e todo cuidado deve ser tomado para evitar situações desagradáveis e perigosas.





Whippets e estranhos

Os whippets são gentis, educados, mansos. Aceitam convites para interação e são simpáticos, apesar de não serem festivos e receptivos como um Labrador, por exemplo, não rejeitam estranhos na ausência dos donos, muito menos atacam prováveis invasores.


Cuidados e Manutenção


Assim como os outros cães, necessitam de ração de boa qualidade e água fresca. São cães fáceis de se manter e não possuem doenças hereditárias como a maioria das outras raças. Vacinas e vermifugações devem ser feitas com o mesmo rigor e orientação que são feitas com os outros cães. Algo importante a se destacar é que, por terem muito pouca gordura corporal, são sensíveis a certos medicamentos e anestésicos usados em procedimentos veterinários.



Os cuidados com a pelagem são bastante simples, como por exemplo, escovação semanal (podem ser usadas aquelas escovinhas para bebês), e na verdade também passar a mão sobre os pêlos: além de ser uma forma de acariciá-lo, é importante para remover pêlos mortos e dar brilho a pelagem. Apesar de possuírem pelagem curta, ela cai constantemente e é comum encontrar aqueles pelinhos pequeninos no chão da casa e por onde eles encostem. Por isso se faz importante a escovação semanal ou em dias alternados na época de troca de pêlos. Tudo vai depender da forma como você cuidar da pelagem de seu Whippet, se escová-lo adequadamente, mantê-lo com nutrição adequada e saudável, com certeza essa queda será menos intensa.

Banhos podem ser dados a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo da necessidade, com produtos específicos para cães e de boa qualidade. Para deixá-los cheirosinhos e mantê-los limpos no dia-a-dia, pode se usar também lencinhos umedecidos, os mesmo que são usados para bebês. Hoje o mercado pet oferece uma infinidade de produtos estéticos e mimos para os cães, é maravilhoso poder proporcionar a eles algumas regalias, mas lembre-se de consultar seu veterinário de confiança sobre a utilização desses produtos estéticos.

Aliás, esse é outro grande fator: ter um médico veterinário de confiança e levá-lo a consultas regulares.

Corte de unhas deve ser feitos com regularidade, por um médico veterinário ou pessoa capacitada, pois as unhas dos Whippets crescem rápido.

É importante fornecer um alimento de boa qualidade ao cão, principalmente quando filhote (do desmame até 1 ano), fase essa de desenvolvimento e crescimento. O Canil Nauel Huapi usa e recomenda Royal Canin uma ração super Premium de altíssima qualidade.

Outro fator importante é disponibilizar um local quentinho e macio para ele dormir. Em dias mais frios é interessante colocar roupinhas neles, pois sofrem muito com temperaturas baixas. Whippets são cães que devem ficar dentro de casa. Não são fisicamente e nem psicológicamente preparados para dormirem em canis, fora de casa.


Inteligência e adestramento

É um cão que considero muito inteligente, mas ao seu modo.
Inteligência e adestramento

Whippets são pensadores independentes e podem ser um pouco mais difíceis de se adestrar e aprender comandos básicos. Não porque sejam “desprovidos de inteligência” para compreender. Mas porque eles não têm interesse nenhum em nos agradar nesse aspecto e não gostam de se sentir pressionados. Nada que muito amor e paciência não resolvam. É importante conduzir o adestramento de forma que ele não se sinta pressionado a obedecer os comandos, mas sinta prazer, deve ser brincadeira para ele. Podem ser teimosos e se questionarem com a frase: “O que eu ganho em troca?”
Inteligência e adestramento

Mesmo um Whippet bem treinado não deve ser conduzido à rua sem guia/coleira. Whippets são cães originariamente de caça e ainda mais - caçadores visuais, qualquer que seja o objeto (sacola plástica, folha, papel, etc) em movimento ou mesmo um pequeno animal (cão de pequeno porte ou gato) fará com que ele dispare atrás dele, correndo assim riscos de atropelamento ou mesmo uma fuga. E se fugirem, não voltam mais.




Estranham seu cachorro?

Há quem “estranhe” os Whippets.

Particularmente, quando saímos na rua com alguns de nossos cães, ouvimos as mais diversas frases: “Nossa, que cachorro magro! Você não dá comida pra ele?”; “Ele está doente? Ele é assim mesmo?”. O que fazemos com tudo isso é rir e por um lado ficamos aliviados pelo fato dos Whippets não serem populares.
Não podemos exigir que todos reconheçam um Galgo. Realmente eles causam uma certa “estranheza”, principalmente para aqueles que estão acostumados a verem somente Poodles, Yorkshires, Labradores, Pit Bulls e etc. Não são cães “fofinhos” como um Chow-Chow, por exemplo e é verdade que a grande maioria da população prefere cães peludinhos, gordinhos (como se gordura fosse sinal de saúde), daqueles que vemos em comerciais de TV.



Há também o inverso: quem se surpreenda ao encontrar um Whippet na rua. Se é fato que muitos estranham, muitos também se admiram e ficam encantados por conhecerem um “cão de corrida” tão de pertinho. “É um Galgo?” é a frase mais comum que ouvimos. As pessoas pedem para acariciá-los, algumas chegam até a tirar fotos com os cães! E fazem inúmeras perguntas sobre a raça.

17 abril 2006

Momentos Difíceis...

É com profunda tristeza que viemos comunicar o falecimento de 3 filhotes dessa ninhada (10/04/06). 2 machos e 1 fêmea nos deixaram nesse final de semana.
Fizemos tudo que estava aos nossos alcances e demos completa assistência veterinária (durante as manhãs, tardes, noites e madrugadas), mas infelizmente esses pequenos não reagiram.
Foi um momento difícil e triste para todos da família Nauel Huapi.

Começamos a amar esses filhotes (e todos os outros que vieram e os que estão por vir) assim que confirmamos a gestação. Cada ninhada é aguardada com alegria, expectativa, afinal somos uma família.

Já é de conhecimento comum que nem sempre todos os filhotes que nascem sobrevivem, isso ocorre independente da raça ou espécie. A própria natureza faz sua seleção natural. E infelizmente, situações como essas são relativamente comuns em criações. Só os fortes sobrevivem.

Nosso site tem por objetivo compartilhar as atividades do Canil Nauel Huapi. E por estarmos lidando com vidas, não teremos somente notícias boas no decorrer de nossa jornada. Nossos amados nascem, crescem, se desenvolvem com graça e saúde, brilham onde quer que estejam...mas também é certo que adoecem, envelhecem, morrem...
E assim vamos seguindo a vida.

O objetivo do Nauel Huapi será sempre o mesmo: o melhor pelos Whippets.
Preservar, melhorar, divulgar com extrema responsabilidade essa raça que tanto amamos.
Muito foi aprendido e há muito ainda pra ser aprender.

Nos sentimos imensamente privilegiados por convivermos com esses cães tão maravilhosos, tão incríveis, que tanto nos ensinam, tanto se doam a nós, tanto nos amam sem ao menos merecermos tanto amor.

Whippets são assim..e quanto mais convivemos e quanto mais conhecemos, mais clara fica a grande verdade de que não há melhor raça canina no mundo.

12 abril 2006

Fotos quentinhas!

Olha que delícia. Não dá vontade de ficar dormindo o dia inteiro?
Ninhada 2006

Estamos postando então a primeira foto oficial da ninhada 2006. Nasceram 7 whippets - 4 machos e 3 fêmeas.
Ninhada 2006

Não deixe de acompanhar o site, estaremos disponibilizando aqui fotos do dia a dia dos filhotes.

Os interessados favor entrar em contato por email, canilnauelhuapi@projetica.com.br

Abraços!

Ninhada 2006

É com muita alegria que comunicamos o nascimento dos filhotes do Nauel Huapi 2006.

O parto aconteceu no dia 10/04, segunda-feira e tudo foi muito bem. Mais uma vez a mamãe Kelly surpreendeu!

Nasceram 7 whippets maravilhosos - 4 machos e 3 fêmeas.
Fiquem atentos no site! Todo dia postaremos as fotos dos filhotes.

Abraços!